Fascite Plantar (Esporão)

fascite-plantar-nutriela

A fascite ou fasceíte plantar é uma inflamação do tecido conjuntivo fibroso que corre ao longo da superfície plantar do pé, do calcanhar até os dedos. Clinicamente, causa dores no calcanhar, sendo que alguns pacientes se referem como o conhecido esporão do calcâneo quando um esporão está presente.

Este tecido tem como função principal manter o arco do pé. E por sua vez é também um dos principais transmissores do peso em todo o pé quando caminhamos ou corremos. Portanto, o estresse colocado sobre este tecido é intenso e relevante.

Geralmente a dor que ocorre é sentida embaixo do calcanhar, normalmente, o foco de dor é na banda medial, ou interna, da fáscia. A tensão constante sobre este tecido, agravada pela fáscia encurtada, pode ocasionar um inflamação ou aumento continuo das dores.

No início os sintomas são mais leves e surgem ao sair da cama pela manhã ou iniciar os movimentos, porém, com a piora do quadro os sintomas ficam mais exuberantes e constantes.

Para evitar um agravamento e o surgimento de lesões crônicas o tratamento precoce é fundamental. Agende uma consulta com especialista para que possamos realizar uma avaliação.

Fechar Menu